sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Breve descrição do irracionalismo moderno

= = =
Último tratamento: 16/01/2023.
= = =
 
Características
 
O termo irracionalismo moderno designa uma tradição filosófica decadente bem heterogênea. Ele é parte do processo de decadência ideológica burguesa, que se afirma no plano histórico-universal no ano de 1848 (Primavera dos Povos) quando a burguesia — e, consequentemente, a sua visão de mundo e metodologia — deixa de ser revolucionária e passa a ser contrarrevolucionária. Essa corrente irracionalista tem o seu embrião incorporado sistematicamente numa teoria filosófica moderna no conceito schellinguiano de “intuição intelectual” e se manifesta de diferentes formas e influências posteriormente.
 
O irracionalismo, como gnosiologia, subjuga a razão a uma estrutura maior, que é irracional (intuição, vivência, inconsciente...), e, como leitura (ontológica e histórica) decadentista, enxerga a razão civilizatória/projeto iluminista como fonte intrínseca dos males modernos (uma concepção contra-iluminista). Ou seja, é uma crítica ao mundo capitalista consolidado — mundo esse que, de forma generalizada, fetichiza mercadorias e coisifica seres humanos —, mas é uma crítica sem a perspectiva socialista de superação (Aufhebung) desse sistema ou que se posiciona de forma sectária em relação ao socialismo real.

Algumas características que floresceram nessa tradição:

* intuicionismo: intuição > razão.

* relativismo: o subjetivismo romântico cultiva, em algum grau, o fetiche da relatividade cognitiva, com implicações epistemológicas e éticas.

* aristocratismo: no âmbito cultural e político é a sobrevivência de um ethos da velha ideologia elitista. Na teoria aristocrática do conhecimento, a ideia de que a teorização é restrita a certos “grupos eleitos”, ocorre tanto em concepções conservadoras e religiosas quanto em concepções progressistas do pós-estruturalismo, em que a “vivência” elege certos especialistas em determinado assunto.

* tecnofobia: não conseguindo diferenciar corretamente a técnica enquanto categoria universal e a sua forma particular aplicada na manipulação estranhadora, os anticapitalistas românticos tendem, em algum grau, a menosprezar o trabalho material e a técnica e reduzi-los à práxis de alicerce. O conceito weberiano-frankfurtiano de “razão instrumental” é uma explicitação dessa postura metafísica.

* pessimismo ontológico: condenação a-histórica à uma “condição humana” angustiante para o “indivíduo-mônada”, o que resulta em algum grau de moral niilista.

* escapismo: elogio da fuga individualista do mundo antagônico através da religiosidade, da arte, da esbórnia etc.

* apolitismo: condenação moralista da participação político-institucional e, às vezes, conectado a isso, o sectarismo do ativismo isolado.

* transgressão: postura anarco-individualista baseada em transgredir as superestruturas, descartando a perspectiva revolucionária na superação da sociedade capitalista.
 
* espontaneísmo: perspectiva ultrarrevolucionária que fetichiza a capacidade espontânea das camadas populares de se auto-organizar politicamente e de conduzir manifestações e rebeliões sem a necessidade de uma vanguarda política.

* autocracia capitalista: é quando a ditadura da burguesia se torna uma ditadura em sentido estrito; um estado bonapartista no lugar da democracia formal.
 
* apologia indireta do capital: ao considerar o mundo capitalista como um trágico destino não superável (no máximo, reformável), boa parte dos românticos faz uma apologia à eternidade do capital. No caso dos socialistas sectários e moralistas, a apologia indireta ocorre pelo desprezo ao governos populares avançados e ao socialismo real.

Correntes e teóricos

No âmbito ontológico-gnosiológico, as correntes irracionalistas são:
  • Naturphilosophie
  • Vitalismo
  • Psicanálise
  • Lebensphilosophie
  • Existencialismo
  • Pós-estruturalismo
No âmbito estético:
  • Arte edificante  (visão panfletária, familista e/ou dramático-maniqueísta — não surgiu com o movimento romântico, mas foi a partir daí que se padronizou e massificou.)
  • Arte niilista (visão ultrarromântica, mórbida e ilhada; ou ainda, qualquer nível exagerado de abstração voltado a si mesmo, contemplando o absurdo.)

No âmbito econômico: 

  • Romantismo econômico (é a economia camponesa, artesã e do chamado terceiro setor em várias expressões: agricultura familiar, cooperativismo, mutualismo, economia solidária, filantropia, comunidade utópica etc.)
Nos âmbitos político e moral, o anticapitalismo romântico pode ser dividido em quatro principais tendências (que, por sua vez, possuem suas divisões internas):
  • Fascismo
  • Conservadorismo
  • Socialismo libertário
  • Trotskismo
Uma grande tarefa da filosofia emancipatória (materialismo dialético) é combater essa destruição da razão e peneirar a obra de grandes pensadores ligados a este campo, para ver se há algum “trigo” a acrescentar à teoria social, livre do “joio” irracionalista.

Alguns dos principais herdeiros de Schelling:

Schopenhauer, Kierkegaard, Stirner, Proudhon, Nietzsche, Dilthey, Simmel, Kropotkin, Spengler, Weber, Heidegger, Jaspers, Rosenberg, Ortega y Gasset, Freud, Adorno, Scheller, Horkheimer, Sartre, Arendt, Jung, Kuhn, Foucault, Derrida, Baudrillard, Postone, Lyotard, Deleuze, Lacan, Kurz, Boff, Rorty, Butler, Boaventura, Žižek, Dugin, Negri et alii.

Relações com outras ideologias

1ª observação: Como expressão política e moral, o irracionalismo não é um elemento presente apenas em autores de direita e extrema direita (conservadorismo e fascismo). Para além do chamado socialismo de direita, uma mera retórica de parte do conservadorismo, surge, no início do século 19, o socialismo crítico-utópico. Destaque para os reformistas Saint-Simon, Fourier e Owen, que, apesar de suas insuficiências teóricas, são pioneiros e desbravadores do socialismo moderno naquele período de transição.
 
Embora na sua configuração moderna (operária e industrial) seja impossível ser predominantemente romântico, pois visualiza e almeja a superação dialética do capitalismo, o socialismo progressista e romantizado é, em maior ou menor medida, uma revolta cognitivamente juvenil, pequeno-burguesa e boêmia, e se desenvolve dando origem à tradição do anarquismo — com vertentes de política ultrarrevolucionária e outras meramente econômico-reformistas e de estilo de vida (morais) —, ou seja, o início do sectarismo socialista, o gauchisme. Esse esquerdismo, a partir do século 20, gera três dissidências no movimento comunista: o marxismo libertário (o marxismo-spontex que compõe o socialismo libertário junto com o anarquismo), o trotskismo e o maoismo (não confundir esse maoismo com o Pensamento de Mao Zedong e o Governo Mao; trata-se de uma corrente política sectária e foquista que enxerga o legado de Mao como uma síntese universal e aplicável mundialmente).
 
Já no plano filosófico (e metodológico), isso gera uma nova variante de protomarxismo, o marxismo romântico. Nesse sentido, nem tudo, mas boa parte do que se chamou de “marxismo ocidental” e “marxismo heterodoxo” é a variante subjetivista e romantizada da filosofia protomarxista, com seu característico culturalismo, sectarismo e moralismo.
 
2ª observação: a decadência ideológica burguesa não implica somente no irracionalismo moderno. Há, junto a ele, outra tradição filosófica decadente: o racionalismo formal, que filia pensadores como Durkheim, Russell, Habermas, Skinner e M. Bunge, e que significa a miséria da razão. No âmbito político e econômico, é possível ver uma combinação romântico-tecnocrática com as variantes de conservadorismo liberal, fascismo liberal e anarcocapitalismo.

Portanto, não há nenhuma ideologia “inocente”, como disse Lukács. Nesse sentido, temos que analisar a arte e a teoria (filosofia e ciências), principalmente a teoria social (ciências humanas), em si, em seus fundamentos, coerência e função histórica, independente das (boas) intenções de seus porta-vozes.

= = =

5 comentários:

  1. obrigada pela discrição do irracionalismo, me ajudou muito.Att Eufrásia Santos.

    ResponderExcluir
  2. Quanto besteira e bobagem juntas. Isso é um esqueminha capenga que não serve nem para aula de ensino médio. Coisa de stalinista ignorante sem nenhuma profundidade intelectual. Serve para tolos que vêm apenas verniz.

    ResponderExcluir
  3. Vocês acham que a burguesia secretamente financia esses filósofos, para desviar as pessoas do marxismo com promessas vãs...Puta teoria da conspiração, parece o povo evangélico, que condena tudo que não vem da bíblia, como heresia, MARXISMO É UMA RELIGIÃO DE FANATISMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde o texto diz que filósofos estão sendo secretamente financiados pela burguesia? O fanatismo é tão grande que leu coisa que nem tá no texto.
      Bicho, tu tem esoterismo no nome e quer chamar materialistas de religiosos. Vá brincar de tarô, seu maluco.

      Excluir